

Facetas e
Lentes de Contato
Conheça o passo a passo do tratamento:
Inicialmente o dentista faz um planejamento do trabalho a ser feito, realiza fotos, modelos, radiografias e define como será o formato, tamanho, cor e posicionamento dos novos dentes. Nessa primeira etapa também são determinados se outros procedimentos como restaurações, clareamento, limpeza, são necessários para que os dentes estejam aptos a receber as facetas ou lentes.
Em seguida são realizadas facetas e/ou lentes provisórias que serão apresentadas ao paciente para aprovação e correções necessárias.
Laboratórios especializados possuem basicamente duas formas para a confecção das facetas e lentes de contato dental:
- Através do modelo da boca e dos dentes do paciente enviados pelo cirurgião- dentista.
- Tecnologia CAD/CAM: computador desenha e imprime as peças (facetas e lentes de contato dental)
Diferenças entre Lentes de Contato e Facetas
São peças muito parecidas porém com espessuras e indicações um pouco diferentes.
As lentes de contato dental são mais finas e indicadas para casos de correções e melhorias sutis tanto na cor, quanto no formato e tamanho. Podem ser utilizadas até mesmo para fechar pequenos espaços e requerem micro-desgastes de esmalte dentário.
Já as facetas possuem maior espessura de cerâmica e são utilizadas em dentes que necessitam de maiores correções (cor, forma ou posição). Para isso são feitos desgastes maiores, quando comparados às lentes de contato dental, mas não deixando de serem desgastes sutis e pontuais.
Em ambos os casos o desgaste feitos na porção do esmalte dos dentes não representa um risco ou perigo pois são feitos sob medida e de forma controlada e cuidadosa.
Como são fixadas?
Como as peças tem um encaixe perfeito nos dentes, a colagem é feita com um material odontológico chamado cimento e que tem a cor ideal para cada caso; é usado de forma que fique com uma camada muito fina e imperceptível .
A adesão da faceta ou lente de contato é bastante segura e dificilmente se descola.
Em quais dentes podem ser feitas?
Os dentes que receberão facetas devem ter uma boa quantidade de esmalte para garantir uma melhor adesão e estrutura resistente para suportar a peça.
Dentes com restaurações muito extensas, muito escurecidos ou muito frágeis não são adequados para confecção de facetas. Nesses casos a coroa total cerâmica oferece um resultado melhor.
Os dentes ficam sensíveis?
Ocasionalmente pode ocorrer uma sensibilidade passageira durante o preparo das facetas, porém, após a finalização normalmente não ocorre dor ou sensibilidade. Se for necessário o preparo pode ser feito com anestesia .
Normalmente não é necessário tratar o canal, a não ser que o dente apresente algum outro motivo como por exemplo uma restauração muito profunda.
É possível saber como será o resultado final do tratamento?
Sim, é possível confeccionar facetas provisórias, semelhantes tanto na cor quanto no formato do tratamento definitivo.
Preciso substituir as facetas de tempos em tempos?
As facetas quando bem cuidadas e em constante manutenção duram seguramente 15 anos. Determinadas situações podem fazer com que durem até mais.
Cuidados que aumentam o tempo de duração das suas facetas e lentes
As facetas e lentes de cerâmica apesar de muito bonitas e resistentes, e como tudo na vida , estão sujeitas à ação do tempo e de outros fatores importantíssimos.
- Visita periódica a cada 6 ou 12 meses ao dentista para avaliação : é importante que o dentista avalie sempre se a higiene está correta, se estão ocorrendo manchas ou desgastes , se houve alguma mudança na posição dos dentes ou outros problemas que podem acontecer.
- Higiene oral adequada : Escovar corretamente os dentes, usar fio dental diariamente e trocar frequentemente a escova são hábitos que mantém as gengivas saudáveis e livres de retração , condição importante para que não apareçam áreas escurecidas da raiz dentária.
- Evitar hábitos deletérios como roer unhas ou morder objetos como caneta pois isso pode lascar a cerâmica ou até mesmo o esmalte dos seus dentes.
- Uso de placas protetoras em casos específicos se você adquirir o hábito de ranger ou apertar os dentes.
- Cuidados para não morder alimentos extremamente duros que podem quebrar tanto as facetas quanto os próprios dentes naturais.
E lembre-se : você deve cuidar das lentes e facetas tanto quanto cuida dos seus dentes naturais evitando todo excesso que possa prejudicá-los.




